davidb

segunda-feira, julho 19, 2004

Epilogo da Ideia Original

A maior vantagem de renascer é que quando isso acontece, você tem o privilégio de carregar todo conhecimento que já tinha absorvido antes.
Quais as suas opiniões sobre você mesmo? Você tem uma idéia totalmente formada com relação ao seu caráter? Você sabe exatamente o que você quer?
A coisa mais intrigante da idéia original é saber que por mais que o homem pense sobre si mesmo; em sua existência em si e nos outros, a conclusão sempre será tendenciosa. Se um ser se julga, será dentro do empirismo por ele adquirido. As conclusões que se tiram de sí são uma resposta analítica delimitada por graus de entendimento subjetivos. Feitos externamente. Quando alguém pensa sobre si mesmo, analisa essa pessoa como um ser exterior. O tamanho da atingibilidade da sua consciência se limita ao tamanho do próprio empirismo. Se ver como julgador, tende. A forma como o homem define o certo e o errado se transforma no tempo. O convivio social estabelece principalmente a noção de bem e mal, o certo e errado, o verdadeiro e falso contidos em cada parte do universo. A verdade, o certo e o bem, hoje, são completamente afetados pelo tempo. Uma espécie de erosão social. Se o conceito muda, o homem muda. O homem muda, o conceito muda. Até um ponto, as intersecções das idéias de cada indivíduo formam um senso comum. O que se pode contar, é que esse universo comum entra em atrito consigo mesmo pelo fato da mutação constante entre os componentes da sua integridade ideológica. Várias frentes de idéias lutando entre si para definir qual idéia é a idéia mais certa. Quando essa idéia é certa? Existe a infinitude do tempo, ou a sua inexistência para que essa idéia perca ou ganhe sentido e aceitação. Imagine que tudo isso e muitos outros modificadores exercem força em tempo integral na mente do homem. Como ele pode tirar conslusões de si mesmo se dentro da sua própria mente as idéias não são infalíveis? O que se pode tirar, e é o que acontece, é o fato do homem ter uma noção breve da sua realidade mediante conhecimento empirico, uso dos sentidos e a racionalidade. E é através dessa linha de raciocínio que esse homem, depois de absorver suas idéias de si, usa esse parâmetro como comparativo para definir idéias e noções sobre o outro. Alguém só se diz feliz se já experimentou felicidade. Da mesma forma só pode, por conseguinte, dizer se o outro está feliz quem experimentou felicidade, e essa idéia de felicidade individual cria a assossiação entre a noção própria de felicidade, e o comparativo da felicidade do outro. A necessidade de viver a circunstância é essencial para a determinação de parâmentros comparativos entre si e os outros. E com o passar do tempo o homem adquire cada vez mais uma noção diferenciada da realidade. Certa ou errada, ainda não se sabe. Mas se modifica e isso já é de bom grado!

1 Comments:

Blogger David Casan said...

perfeito. so pra simplificar, a mudanca geografica so se faz com base na mudanca do tempo. O tempo estraga tudo.

12:19 PM  

Postar um comentário

<< Home