davidb

quinta-feira, julho 01, 2004

Ato II - Permutando o próprio prazer

Resumidamente, Epicuro divide a vida em duas partes, duas sensações específicas que interagem e afetam uma a outra; prazer e dor.
A constante busca pelo prazer para aliviar a dor. A ausência de um é, obrigatoriamente a presença de outro. A simplicidade da busca individual pelas sensações, situações e coisas que trazem satisfação é a base dessa divagação. A pergunta é "até onde a busca individual por prazer ultrapassa a tênue linha do egoísmo"?
A partir do princípio da integridade particular. Uma vontade exerce força, ou seja, o metafísico, em dado momento se materializa gerando uma ação. A substância inerente ao ser humano, sua consciência, estabelece um vínculo direto entre seus pensamentos não materializados, com as vontades físicas. A vontade de andar materializa os pensamentos em movimentação.
Uma idéia pode ultrapassar a barreira da individualidade. Além do processo de materialização dos pensamentos, esta idéia tem ainda a capacidade de materializar outros universos particulares. A socialização das idéias criou conjuntos de universos distintos. Várias pessoas convivem e trocam informações entre si, porém cada um deles tem uma visão do universo. Cada um dos pensamentos é autêntico e privativo. Não esta passivo a discução. As intersecções entre esses universos são um mínimo pedaço de semelhança diante de toda massificação de idéias geradas por todos universos genuínos de cada ser humano.
Cada sem humano tem autoridade plena sobre sua integridade física e moral. Uma idéia externa, de um outro universo, tem poder de influenciar a regência direcional do comportamento alheio. Dessa forma, a individualidade é autoridade máxima. Um pensamento, uma vontade, ou uma idéia que propositadamente interfere na integridade das vontades do outro universo é uma atitude invasiva. Suscintamente posso afirmar que o egoísmo na verdade é a "idéia original" transmutada no próximo. A idéia que reafirma uma vontade sua no outro. O desejo de que sua vontade ultrapasse os limites das vontades inerentes ao próximo. O excesso de busca individual por prazer é uma interferência intrínseca e privada. Não afeta, não prejudica, nem interfere nas idéias externas. A digestão das vontades exteriores são a representatividade da sublimação do respeito.

1 Comments:

Blogger David Casan said...

Amor pode ser considerada a sublimacao do respeito. Semantica. O amor pleno, ou a sublimação do respeito, ou qualquer influencia paternal, exterior ou de qualquer origem, interferem na racionalidade e distribuicao de ideias. Ainda assim, a sublimacao exerce a funcao generalizada da funcionabilidade hipoteticamente perfeita entre os grupos, quer sejam familiares ou nao. A auto-preparacao do intelecto para a "ideia original". Uma intensao soberana. Quase cristã.

11:56 AM  

Postar um comentário

<< Home