davidb

quinta-feira, agosto 11, 2005

Aprendo mais com os outros animais.

Parece-me que o Homem está condenado ao fracasso, e quando me refiro a “Homem”, certamente sugiro a espécie humana. Particularmente o macho do Homem sucumbrá primeiro, creio. Mas antes rápidamente darei um leve embasamento.
Qualquer um que analise de fato o comportamento animal, ainda que seja pelo Animal Planet, de uma forma bem precária e amadora, conseguirá perceber a semelhança entre o homem e os seus primos mamíferos. Suas relações sociais, seu convívio com a família, os filhotes, as fêmeas, seu território, alimento, camuflagem, esconderijo. São semelhantes em praticamente todos os aspectos.
As formigas são divididas por tamanho no grupo. As maiores saem em busca de alimento. As de tamanho medio ficam dentro tomando os cuidados de cultivo. Sim. As formigas são agricultoras. As menores, cuidam da colheita.
Os animais só atacam quando se sentem ameaçados, ou em busca de comida. Os animais aprendem por repetição através de recompensa e fracasso. Com um pouco de conhecimento em psicologia, é fácil notar-nos neles.
Somos iguais a todos eles. Cada um em sua singularidade. Poderia ficar aqui citando características e mais características, mas não vem ao caso. Somos, de fato, animais e com as mesmas funções de todos os outros. Ecossistema. Nesse bojo, a capacidade intelectual e criativa do homem perde total valor de comparação. A mente humana só faz com que as coisas do mundo sejam diferentes, mas sem função específica. Sem melhoria aparente. Sua racionalidade não o difere em absolutamente nenhum critério das outras espécies de vida do planeta.
É nesse ponto que retomo o assunto inicial. O homem que sucumbe antes da mulher.
Depois dessa análise rápida do Homem como ser natural, e toda a estrutura social dos animais e seu comportamento, embasadamente afirma-se que nas sociedades animais, as fêmeas são responsáveis por várias tarefas: alimentar a família, criar educar e manter saudáveis seus filhotes e cuidar para mantê-los longe do perigo. Copular com o macho e dar filhotes a ele.
A função do macho é manter a hierarquia, proteger o bando de invasores e inimigos, e copular com a fêmea, sendo assim, responsável pela perpetuação da espécie.
As mulheres já não precisam mais dessa proteção. O poder está em outros valores, não apenas na força bruta. Se comparados aos outros animais, o homem é o menos agressivo, salvo as exceções.
Eu também nao preciso ficar dizendo quais as maiores qualidades das mulheres e as razões que me levaram crer que ela é muito melhor preparada que o homem para sobreviver no mundo contemporâneo. A sensibilidade e determinação da mulher são peças-chave que a diferenciam.
Num futuro não muito distante, geneticamente controlado, a unica função restante para o macho (a reprodução) não terá mais utilidade.
A mulher vem conquistando não só seu espaço. Ela vem conquistando o mundo.
Isso a mim nada interfere, na verdade. Tenho uns quarenta, com sorte (ou azar) uns 50 anos mais. Pouco tempo para ver tudo isso.
Não é uma visão pessimista, otimista, ou uma “voyage from Hukxley”. É uma realidade explícita.
Talvez seja apenas a minha forma anti-aristotélica de ver um mundo perfeito. Ainda que pra isso tenhamos que dissiminar o homem e esperar uns milhares de anos mais.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sim! Sim, as mulheres dominaraao o mundo! rsrsrs
bjokas moço reflexivo!
Mi

3:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada!
melhor mesmo vc continuar usando rosa!

4:15 PM  
Blogger Mandy said...

quanto mais eu sei, quanto mais conhecimento eu adquiro, mais fico triste e deprimida.

feliz é o ignorante!

5:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Filhão...
Concordo em gênero, número e grau com vc...
Sempre falei para meus filhos ( teus irmãos virtuais): "UNAM-SE e trabalhem junto com a classe dominante. Aprendam a viver e a conviver... e o principal, a respeitar as mulheres."
Não tenho qq dúvida que o futuro nos reserva (eu já terei morrido), pilotar fogão... e acho que o HOMEM deve mesmo, pq é burro, intrasigente e metido...
blz, cara... gostei muito do que li!!!
Rui Saraiva

5:09 PM  
Blogger Renata Senlle said...

Teu jeito aquariano e visionário de ser continua o mesmo, mas os teus cabelos...! rsrsrsrs
bj

10:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi, moço rosa!

12:47 AM  

Postar um comentário

<< Home