davidb

segunda-feira, junho 06, 2005

HE(Co+Sub)/IS(Se+Po)

O que te tira do quarto? Qual a sua motivação para levantar da cama, abrir a porta e sair do quarto todos os dias? Sobrevivência? Você tem realmente consciência de que precisa trabalhar para ganhar dinheiro, e com o dinheiro comprar comida para sobreviver, ou apenas acorda todos os dias, sai dum quarto pra outro de um outro dono, sem se dar conta disso? Quantas vezes você já pensou que odeia trabalhar, odeia vender seu tempo? Quanto vale seu tempo? É uma razão complexa de hora estudo X (comprometimento + submissão) ÷ instinto de sobrevivência X (sexualidade + poder).
A matemática da existência é assim. E novamente voltamos a grande questão do dia: a motivação.
No bojo do cálculo todo, está o maior agravante de todos. A sua vontade de existir. Teu impulso vital. A razão de pagar o preço que for para continuar vivo. Vivo pra que? Para amar? Para se divertir? São coisas que fazemos sem qualquer parâmetro. E o não existir? E o não amor? A não diversão? A inexistência disso faz com que extingua-se qualquer paralelo de comparação entre viver e não viver.
Se não viver significa não sentir falta de amor, nem sentir falta de diversão, qual continua sendo a razão e motivação de sair do quarto todos os dias? Esse impulso infinito de fazer-nos permanecer vivos, e quando me incluo, o faço no resto de qualquer ser vivo do planeta que impensadamente coloca essa resistência de sorbreviver em primeiro plano sobre qualquer circunstância.
Se a sobrevivência consiste em continuar vivo para fazer as coisas que apreciamos, a não vida, por outro lado, te deixará numa posição de não consciência, não carência, não medo. Isso nos leva a um silogismo cruel que traduzido rapidamente nos da uma relação onde viver e não viver não faz a menor diferênça, porém, por razões desconhecidas, nos permitimos ficar vivos sempre. Sempre respirando e marchando. E não importa em qual direção se marche. Se vai pra frente ou pra trás da maioria. O fato é que se fez escolhas, e essas escolhas na verdade não são fruto da sua sabedoria, e sim uma confusão do acaso na nossa desordenada mente. Pra qualquer direção que se vá, há montes de gente indo também e isso é uma religião, um credo, uma sectarização casual e involuntária. Ser diferente te torna igual a todos que pensam assim. Ser vivo te torna prisioneiro ta sua obrigação de não morrer. Esse conflito de lutar incessantemente contra a morte todos os dias. Essa briga de vitória certa e não sabida que se trasforma em medo. O alicerce da doninância. Mas afinal de contas, qual a razão da dominância? Amor? Diversão? E a motivação? Bem, a motivação existe. É uma pena.

5 Comments:

Blogger Mandy said...

"qdo nasci, um anjo torto, desses q vivem na sombra, disse: vai, carlos, ser gauche na vida!"

9:56 PM  
Blogger Renata Senlle said...

É por essas e outras que eu tenho vontade de tirar férias de mim mesma!!
Adorei o texto! Tô colocando link pro teu blog no meu!!
bjão

10:34 PM  
Blogger lets said...

Sabe, eu pensei pela primeira vez sobre este assunto quando aos 15 anos li um livro do Paulo Coelho (ops!)acho que era "O Alquimista". Era a história de um pastor de ovelhas que peregrinava pela a Espanha vendendo a lã de suas ovelhas e com este $ se alimentava e viajava até que a lã crescesse novamente...
ENTÃO EU PENSEI:" É isto que eu quero! Peregrinar e vender lã de ovelha para me alimentar!" Viajando pelo mundo...
Até hoje eu penso que o que me impede de faze-lo é a dificuldade de deixar para trás amigos e familia... Mas eu sei que se um dia alguma "coisa" acontecer ... tenho um impulso enorme de sair pelo mundo viajando e me sustentando de maneira improvisada...ainda assim , permanece o instinto de sobrevivência...
Sobreviver , no fundo é muito fácil , troca-se comida por muitas coisas... Mas eu nunca seria uma hippie suja e fedida fazendo artesanatos de durepox ... Com certeza não! Mas talvez eu virasse uma ermitã sentada em baixo de uma arvore e comendo os frutos que caissem...
Eu REALMENTE ODEIO TRABALHAR! ODEIO VENDER MEU TEMPO !
Mas , sei exatamente onde quero chegar e por isso tolero. Sempre volto no mesmo ponto , meu objetivo de vida é viajar MUITO , conhecer muitas pessoas e culturas e depois ser uma escritora com uma boa dimensão da humanidade , e já que não vou sair peregrinando por aí ... preciso ganhar $ para viajar...
Quanto a não existir , aí a coisa é MUITO complexa ... não sei se podemos não existir depois que já existimos... de qualquer maneira continuaremos existindo na lembrança das pessoas que nós conhecemos entre outras coisas..
em qualquer papel em que vc escrever seu nome , por exemplo, vc continuará existindo o tempo que o papel durar... independe da sua vontade!
Mas "ser vivo não me torna prisioneira da obrigação de não morrer" , o ser humano é o único animal que se suicida, e isto faz parte do livre arbitrio que temos. Acho que se suicidar é uma opção covarde daqueles que não aguentam o tranco , mas uma possibilidade de fuga para muitos desta prisão que é a vida.
Quanto a mim , tento ser o mais otimista possivel , ser pessimista é muito mais fácil!
Se partirmos do ponto que todos vamos morrer , começando pelos nossos pais os quais a maioria tem que enterrar ... continuarmos pensando que a maioria dos seres humanos são uns imbecis... enfim O MUNDO É UMA MERDA? Ainda assim acho que não , tem muita coisa que vale a pena e eu me satisfaço de pequenos e grandes prazeres , como tirar um sapato apertado , fazer xixi quando se tem vontade , comer alguma coisa gostosa , dar beijo na boca , fazer sexo , falar com os animais ... e por aí vai... Acredito que assim engrandeço meu espírito!
Putz , como eu "falei" , me empolguei , mas vou postar assim mesmo , se vc quizer vc deleta!

2:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

vamos atualizar isto aqui?????
ja esta na hora, hein?

11:51 AM  
Blogger Mulher-in-visível said...

Adorei seu texto!
É muito complicado...
*Tempo X Dinheiro = Sobrevivência ou
*Sobrevivência X Tempo = Dinheiro ou
*Dinheiro X Sobrevivência = ...
É muito complicado, que não consigo continuar o raciocínio, nem terminar a matemática capitalista e predadora de vidas
humanas!

8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home